Com o avanço do coronavírus, é essencial a adoção de medidas conjuntas para impedir a propagação de forma rápida pelo Brasil. Fizemos um infográfico com algumas dicas para a prevenção:

infografico-dicas-de-prevencao-ao-coronavirus-covid19

Com o avanço do número de casos, a OMS (Organização Mundial da Saúde) classificou o COVID-19 como uma pandemia. Já são inúmeros os pacientes no Brasil e é mais do que importante estar atento aos cuidados com higiene e prevenção.

De acordo com o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças), uma epidemia é caracterizada por um aumento, muitas vezes repentino, no número de casos de uma doença. Geralmente, esse número está acima do que é normalmente esperado para a população de uma determinada área. A definição é parecida com a do surto, terminologia que é utilizada quando os casos da doença estão contidos em uma área geográfica limitada.

Já a pandemia refere-se a uma epidemia que se espalhou por vários países ou continentes, geralmente afetando um número muito maior de pessoas.

Na prática, a declaração da OMS indica que os governos devem trabalhar não mais para conter um caso e, sim, ativar ações para atender a uma parcela da população mais ampla e vulnerável. O foco agora, portanto, é mitigar os danos — ou seja, evitar mortes pela doença.

Nesse momento, o ideal é se manter de quarentena (quem puder) e não sair de casa. O momento é de divulgar informação segura para que todos possam agir com tranquilidade e segurança, evitando a propagação do Coronavírus.