O problema inicial da Ternium

Com o intuito de aprimorar a eficiência e a segurança operacional de suas plantas, a Ternium decidiu utilizar o sistema de gerenciamento de alarmes implantado pela APTA. Para que assim, de forma efetiva, o controle e gerenciamento de alarme fosse implementado na coqueria, sinterização e pátio de matérias-primas, em sua planta no Rio de Janeiro.

Processo de implantação do gerenciamento de alarmes

Como primeiro passo para o projeto, a APTA realizou workshops com equipes gerenciais e operacionais. Assim, despertando a atenção de todos sobre a importância que deve ser dada às ocorrências de alarmes. Sendo que, para o sucesso da correta gestão de alarmes é necessário modificar a cultura operacional e todos os colaboradores devem se envolver no projeto.

As soluções para gerenciamento de alarmes em processos industriais passam por diferentes etapas. Na Ternium, a implantação compreende um servidor para cada setor coletando informações de aplicações redundantes. Ademais, as informações geradas são disponibilizadas para acesso via portal WEB, dispensando a instalação de softwares.

Solução para a gestão de alarmes

Uma questão-chave para o sucesso do projeto foi a escalabilidade, devido aos diferentes aspectos das plantas.

A solução proposta armazena em um banco de dados as informações essenciais das ocorrências e torna possível identificar, de forma precisa, todos os alarmes gerados e os qualificando de acordo com as normas internacionais ISA 18.2 e EEMUA. Assim, o operador é munido de informações fundamentais com uma variedade de gráficos, relatórios e estudos criados dinamicamente e em tempo real sobre o sistema de alarmes.

Como resultado, com a utilização da solução implantada pela APTA, as equipes de manutenção e operação conseguem acesso simples e ágil às informações trazidas pelo sistema e que são uteis no direcionamento para qualquer tomada de decisão.

Resultados do correto gerenciamento de alarmes na Ternium

O sistema de gerenciamento de alarmes implantado pela APTA permite que a operação monitore e identifique problemas estruturais relacionados à construção da base de alarmes e crie possibilidade para intervir de maneira eficaz na racionalização, otimização ou correção.

A solução para gerenciamento de alarmes proposta pela APTA proporcionou à Ternium gestão real de sua base, permitindo, assim, monitoramento e controle em três áreas produtivas distintas, com redução média de 90% de ocorrência de alarmes diários. De tal forma que possibilitou que o sistema de alarme industrial ficasse mais próximo dos padrões definidos internacionalmente.

Infográfico com os detalhes da solução APTA para o gerenciamento de alarmes na Ternium.
Solução APTA para o gerenciamento de alarmes na Ternium.

O APTA Alarm Management é um dos produtos oferecidos pela APTA que possibilita o gerenciamento de alarmes que acontecem na indústria a partir de uma única plataforma. Acesse o site e conheça mais!