O problema da defasagem tecnológica

Ao longo dos anos, o sistema PCS7 da Planta Ouro de Cuiabá da AngloGold passou por diversas atualizações de versões desde sua implantação. Essas atualizações mantinham as lógicas e recursos antigos, apresentando limitações de número de diagnóstico, dificuldade de rastreamento de eventos/falhas e problemas de lentidão e travamentos dos servidores de aplicação.

Ao passo que a atualização tecnológica da planta é necessária quando alguns dos sistemas utilizados vão ficando obsoletos.

O processo de atualização

A princípio, foram apresentados os novos recursos existentes na versão PCS7 9.0 SP2. Bem como, as vantagens de se utilizar uma biblioteca moderna e consolidada para desenvolvimento de uma solução para a planta existente.

Além disso, a migração deveria ser feita de forma gradual e contaria também com treinamentos de capacitação da manutenção e operação para as novas funcionalidades.

Solução APTA

A solução apresentada foi a de reescrever toda a aplicação na versão PCS7 9.0 SP2 utilizando as novas funcionalidades da biblioteca Advanced Process Library (APL) seguindo as boas práticas de programação da Siemens. Afinal, a APTA é uma empresa certificada e membro do programa Solution Partner Siemens PCS7.

Assim, foi elaborado um plano de migração do sistema contemplando:

  • Desenvolvimento;
  • Testes;
  • Implantação.

A solução apresentada permitiria a migração de maneira gradual, de forma a configurar uma nova arquitetura em paralelo ao sistema antigo. Assim, a medida em que um projeto era migrado para o novo servidor, ele era removido do antigo até que todos os projetos estivessem na versão atual.

Resultados da atualização tecnológica planta Ouro

A atualização tecnológica da planta Ouro Cuiabá da AngloGold trouxe um novo conceito de visualização de telas, ícones e faceplates. Além disso, proporcionou facilidade e rapidez na identificação de defeitos e eventos operacionais pelos operadores e manutenção.

A solução apresentada pela APTA possibilita alta disponibilidade do sistema de supervisão e controle, além do gerenciamento de ativos e diagnósticos dos dispositivos do sistema. Aumenta também a performance dos servidores de aplicação e permite o monitoramento remoto do processo utilizando o Web Navigator.

A implementação de novos recursos do PCS7, como o Web Navigator, permite ainda a visualização do processo em tempo real por usuários previamente cadastrados e autorizados com o acesso a rede interna corporativa. Isso possibilita aos níveis gerenciais uma maior interação ao processo, permitindo mais controle e colaborando nas tomadas de decisões.

Dessa forma, com a adoção do novo padrão de programação, tanto operação quanto manutenção obtiveram ganhos consideráveis em relação à estabilidade, segurança e disponibilidade do sistema, bem como na identificação de falhas e registros de eventos.

Atualização tecnológica planta Ouro da AngloGold.
Migração do sistema para nova versão Siemens PCS7 9.0 SP2 com o uso da APL para a planta Ouro de Cuiabá da AngloGold.

A APTA oferece soluções personalizadas e inovadoras para os clientes auxiliando na atualização tecnológica da planta industrial e na transformação digital da indústria. Entre em contato e conheça todos os serviços!