Certamente você já ouviu falar sobre a Internet das Coisas, uma tendência que vem se fazendo cada dia mais presente na rotina das grandes empresas da indústria e na vida de milhares de pessoas. Entretanto, nem todos conhecem suas reais funcionalidades e como elas podem ser aplicadas nas estruturas empresariais.

Por isso, com este conteúdo exclusivo, vamos te contar o que é, e como a Internet das Coisas pode impactar no trabalho e nas soluções que poderão ser propostas a partir deste novo conceito no mercado. 

De forma clara e objetiva, podemos dizer que a Internet das Coisas (Internet of Things – IoT) é um conceito que trata a conectividade entre dispositivos que estão, ou não, com acesso à internet. Essa funcionalidade aplica, principalmente, na integração dos dados e informações, tornando a experiência dos usuários mais completa e satisfatória.

E não é muito difícil perceber onde pode estar a IoT. Basta observar ao redor e notar que ela pode estar ligada a diversos aparelhos e funções bem comuns do nosso dia a dia, por exemplo:

  • Smartphones;
  • Smartwatches;
  • Máquinas de café;
  • Fritadeiras elétricas;
  • Tênis e até outros acessórios.   

IoT na rotina industrial 

Não é difícil criar possibilidades reais para aplicação da Internet da Coisas na indústria. O principal aspecto pode ser atribuído à forma como ela é aplicada na conectividade entre os dispositivos, proporcionando a troca de dados importantes e a construção de informações úteis que poderão, por exemplo, justificar investimentos a serem realizados. 

Além disso, a IoT pode ser aplicada como soluções de outros casos que são bem recorrentes nas grandes empresas. Pense, por exemplo, em uma planta industrial que, após alguns anos de produção, apresentou problemas que a manutenção já não consegue solucionar. 

A base de alarmes dessa planta nunca foi tratada, milhares deles acontecem sem quaisquer padrões e a ferramenta de suporte passou a ser inútil. Difícil imaginar a solução mais adequada. Mas, a partir de uma aplicação de IoT, é possível rastrear toda a base de alarmes, além otimizá-la, torná-la gerenciável e útil para as operações.

Um novo conceito, com soluções reais

Deu pra notar que o grande diferencial da Internet das Coisas é relacionado à forma como seus aspectos teóricos e práticos são pensados e desenvolvidos. Com ela, os cenários podem ser melhorados e, mais do que isso, podem continuar evoluindo. Essa condição a deixa capaz de extrapolar suas limitações iniciais e se tornarem cada vez mais úteis à operação. 

É um novo conceito e, por isso, é necessário debatê-lo e repensar a forma como conduzimos nossos processos. Chegamos, de fato, à evolução da operação e segurança industrial, pois as novas metodologias precisam de atenção e entendimentos especiais. Afinal, elas podem representar a solução para problemas e prejuízos antigos.

Quer conhecer mais sobre a IoT e as novas soluções que o mercado possibilita? É só entrar em contato com a gente. Aqui, você conhece, de fato, o que sua empresa realmente precisa para continuar crescendo.