O gerenciamento de alarmes pode potencializar diversos aspectos da produção, logística, segurança e organização de empresas. Atuando na construção da base de alarmes, a nossa solução permite a intervenção eficaz na racionalização, otimização e correção de problemas estruturais.

Prova desta assertividade são os resultados proporcionados pelo nosso serviço de gerenciamento, que reduziu as ocorrências de alarmes em 90% e, consequentemente, diminuiu as pausas desnecessárias nas operações da empresa Ternium do Brasil. Tudo isso, com o monitoramento de três áreas distintas da produção.

IMAGEM: Dê mais segurança e otimização à produção da sua empresa 

Por que é tão importante o gerenciamento de alarmes?

Um bom exemplo da importância de se fazer o gerenciamento nas grandes empresas é o caso da Texaco, nos anos 90, quando uma explosão afetou a refinaria de Milford Haven. O acidente poderia ser evitado se o sistema de alarme implantado fosse eficaz e destacasse para a operação as prioridades e sequências de anomalias que estavam ocorrendo nos processos. E foi justamente pela ausência dessa gestão que uma falha da posição de uma das válvulas não foi percebida, resultando na explosão.

Além de evitar acidentes, este serviço pode aumentar a produção da indústria, com mais segurança e agilidade. Afinal, a avalanche de dados trazidos pelos sistemas de alarmes prejudica a operação e interfere diretamente no seu real potencial. A ausência dessa gestão pode, ainda, acarretar na perda de informações essenciais para as operações, prejudicando, mais uma vez, a produção da empresa. 

As grandes empresas do mercado estão cada vez mais atentas e receptíveis a projetos de gestão realmente assertivos. E os principais motivos que as levam a buscar este serviços são: 

  • Falha no projeto original do sistema;
  • Quantidade significativa de alarmes falsos;
  • Ausência de informações úteis ao operador;
  • Problemas relacionados à priorização e organização dos alarmes.  

Solução e Benefícios  

Depois da identificação dos problemas relacionadas aos alarmes, chega o momento da implantação da gestão. E para que um projeto como esse seja executado de maneira eficiente, é necessário uma modificação da cultura operacional da empresa. Assim, mostrando a devida importância que se deve dar ao alarmes, as consequências em negligenciá-los e os benefícios que podem ser alcançados com a sua prática adequada.

Para isso, realizamos diversos workshops com as equipes gerenciais e operacionais, e destacando que, independentemente da área de atuação, todos precisam se envolver para a melhor aplicação do projeto.

A partir disso, é iniciada a implantação do sistema de gestão, que se adequa às necessidades específicas de cada cliente. No caso da Ternium, cobrimos 3 setores industriais distintos, o Pátio de Matérias-Primas, Sinterização e Coqueria. 

As soluções que propomos à empresa tornaram-se peças fundamentais para o processo de otimização da base de dados, permitindo monitoramento constante com síntese de informações em tempo real. Os resultados foram muito positivos e, diante deles, podemos destacar os seguintes:

  • Redução de 95% na ocorrência de alarmes por dia;
  • Diminuição de 91% de ocorrência por hora;
  • 94% na redução de alarmes incômodos;
  • 99% de redução no número de alarmes no período de 10 minutos. 

Depois de todo o processo de implantação, treinamentos e assistência operacional, finalizamos o projeto com a entrega da definição da Filosofia de Alarmes, que sustenta as diretrizes do gerenciamento de alarmes, além de estabelecer as definições básicas, princípios e processos para projetar, implementar e manter de forma eficiente o novo sistema.    

Que tal levar toda essa expertise para sua empresa? Entre em contato com a APTA e potencialize o seu negócio