Ed.37 – Mar/2016

Boletim Aquarius Automação Industrial

Com elementos da ISA88 e da ISA95, a ISA106 normatiza a Automação de Procedimentos
por Carlos Paiola, Aquarius Software

 

Estatísticas de segurança evidenciam que a maioria dos acidentes não relacionados a falhas mecânicas acontecem durante situações pouco frequentes, principalmente em partidas e desligamentos de unidades, onde são executados procedimentos manuais que, sem a presença de um profissional especializado, podem ficar a cargo de operadores pouco experientes que, seguindo procedimentos mal descritos ou incompletos, podem perder o controle do processo e causar perdas de produto, equipamentos e até mesmo causar acidentes que comprometam a vida de pessoas ou o meio ambiente.

 

Na prática, é muito comum visitar as indústrias e deparar-se com inúmeras situações onde os operadores tem que tomar o controle manual de procedimentos operacionais complexos. Mesmo em plantas bastante automatizadas, é frequente presenciar cenas de partida do processo, ajuste de matéria-prima, manutenção de linha ou outros ajustes no processo sendo feitos manualmente pelos operadores, sem seguir um roteiro específico. Em muitos casos, não há documentação oficial dos procedimentos e cada operador realiza-os de maneira diferente, tornando o resultado final dependente de habilidades pessoais.


Neste cenário surge a ISA106, uma recente norma da ISA (The International Society of Automation) que visa regular a automação de procedimentos operacionais na indústria.

 

Leia a matéria na íntegra.

O gerenciamento de Thin Clients se tornou ainda mais fácil

Imagine poder substituir estações clientes de seu sistema SCADA em poucos minutos e gerenciar de maneira unificada o acesso via Terminal Services de todas suas aplicações, incluindo aqueles feitos através de dispositivos móveis como tablets ou smartphones – isso tudo ficou ainda mais fácil com o lançamento do ThinManager 8.1.

Em uma única interface visual é possível controlar aplicativos, terminais, usuários e localidades, adicionando-se contexto a cada acesso remoto, e você ainda conta com:

– Solução para mobilidade (Relevance) incluída por padrão em todas as licenças do ThinManager; 
– Relatórios em formato CSV; Suporte a novos dispositivos para autenticação biométrica; 
– Cópia facilitada de terminais, servidores, clientes, usuários e grupos; 
– Suporte a monitor 4K; 
– Suporte a NLA (Network Level Authentication); 
– Teclado na tela para dispositivos touch screen
– Módulo Bluetooth.

Saiba mais sobre esse produto!

Sintonia de Controladores PID mais eficiente com o LOOP-PRO™ da Control Station

O LOOP-PRO™ da Control Station é reconhecido como a solução líder de mercado nas indústrias de processo para sintonia de controladores PID. É o único software dessa categoria que modela com precisão os dados oscilatórios e ruidosos de processo.

A recém-lançada versão 1.9 traz novidades, como:

– Suporte expandido para controladores legados PLC5/SLC5;
– Simplificação na configuração do conector POC;
– Identificação de PID ainda mais rápida;
– Gráficos avançados para resposta do controlador;
– Reconhecimento automático de malha;
– Mais opções no check-in/check-out.

Saiba mais sobre esse produto!

 

 

Vem aí: Treinamento OPC Classic

A Aquarius, em parceria com a Matrikon OPC, está organizando o treinamento OPC Classic, que inclui especificações OPC (DA, HDA e A&E), arquiteturas, redundância, etc. 

Com 60% de exercícios práticos, o treinamento, remodelado recentemente, prepara os alunos para definir e configurar aplicações para resolver questões de conexão entre equipamentos e sistemas, desde o chão de fábrica até sistemas corportativos.

Informe aqui seus dados para ser informado sobre data, conteúdo, investimento, etc.

Treinamentos 2016

Confira as próximas turmas de treinamentos e faça já sua inscrição:

Mais informações com Lourdes Oliveira, tel. (11) 3178-1700.

 

Faça Fácil: Cópia de segurança de arquivos para recuperação de licenças de software GE Digital

Os softwares da GE Digital, incluindo GE iFIX, GE Cimplicity, GE Historian, GE Plant Applications entre outros, tem agora um novo formato de licenciamento, controlado por software, chamado Advantage Licensing.

Se você já utiliza o Advantage Licensing, é importante que tenha cópia de segurança que permita recuperar a licença facilmente em caso de falha do computador. Isso é possível a partir dos arquivos de logs originais, gerados após o licenciamento ou atualização de licenças. Esses logs são gerados na pasta “Meus Documentos” do usuário logado na maquina onde a ativação foi realizada. Dessa forma, deve ser feita uma cópia de segurança (backup) desses arquivos.


Para arquiteturas com servidor local de licenças Online/Offline, devem ser copiados os arquivos somente do servidor de licenças. Para arquiteturas sem servidor, é necessário copiar os arquivos de log de cada uma das maquinas licenciadas.


Confira o material completo.

 

 

Cartum

por Junca

facebook.com/fernando.juncacartunagens

 www.aquarius.com.br
© 2016 Aquarius Software Ltda.